Hugo Costa – Copywriter

Entrevistas de Sucesso - Hugo Costa

Hugo Costa

T écnico em Informática por Profissão e Blogueiro e Desenvolvedor de Sites por Paixão, como ele mesmo descreve em seu blog.

Você pode encontrá-lo nas seguintes redes sociais:

Facebook Twitter Google+
1. Como começou no internet marketing / marketing de rede?

Desde já quero agradecer o convite para esta entrevista e a oportunidade de partilhar com os seus leitores um pouco da minha história.

Eu comecei a minha aventura na Internet com Dropshipping, vendendo produtos em sites tipo Ebay. Isso deu para ganhar algum dinheiro, mas não me via passar o resto da minha vida fazendo esse tipo de negócio. Continuo fazendo, mas não com o mesmo ritmo que no início.

Passados uns tempos comecei a dedicar-me à criação de blogs. E aí descobri a minha grande paixão: criar conteúdo de qualidade. Comecei a estudar SEO, Técnicas de Marketing, e tudo o que é preciso para conseguir monetizar um blog.

Hoje, sempre que crio um blog tenho duas preocupações:

1. criar conteúdo de qualidade para atrair os leitores e;

2. levá-los a inscrever-se nas minhas Newsletters.

Essa é a essência do Marketing de Rede. Se não conjugar-mos estes dois pontos, dificilmente iremos ganhar dinheiro na Internet.

2. Qual foi seu primeiro post no blog? Qual era o assunto?

O meu primeiro artigo foi no meu primeiro blog (que ainda existe) e que trata de um nicho muito particular: a Poupança. Esse primeiro artigo era apenas uma pequena apresentação minha e do projeto que estava iniciando. Esse artigo hoje “desapareceu do blog”, devido a um problema que tive em tempos com o servidor, e acabei perdendo alguns conteúdos desse blog.

3. Qual foi seu maior erro?

Olhando para o meu trajeto na blogosfera, o meu maior erro (se o pode chamar assim), foi não ter começado desde logo a captar os emails dos meus leitores.

Como todo “novato” a primeira coisa que eu fiz foi colocar adsense em meu blog e esperar que milhares de pessoas clicassem nos anúncios. Desnecessário dizer que isso não aconteceu.

Então um dia resolvi por em prática uma estratégia para captar os e-mails dos meus visitantes nesse meu blog, e em pouco mais de 60 dias atingi os 700 inscritos. O que para um blog que tinha apenas 150 visitas diárias não era nada mau.

4. O que aprendeu com ele?

Que se eu quero ganhar dinheiro na internet, a primeira coisa a fazer não é colocar um bloco publicitário no meu blog. A primeira coisa a fazer é colocar um formulário de inscrição na minha Newsletter. Esse é o grande segredo de quem ganha muito dinheiro na Internet.

5. Qual foi seu maior acerto?

O meu maior acerto foi mesmo a criação do Sites e Blogs. É um blog que me tem dado muito trabalho, mas que me tem dado também muita satisfação. Em pouco tempo consegui um reconhecimento que não imaginava possível.

Esse reconhecimento, as palavras de apreço nos comentários, os convites para parcerias em eBooks, os emails de incentivo que recebo, são para mim a maior riqueza que o Sites e Blogs me tem trazido. O Sites e Blogs, além de um espaço onde me sinto bem escrevendo, faz parte de toda uma estratégia de longo prazo que tenho para reformular toda a minha vida profissional. Mas para já isso ainda está nos segredos dos Deuses.

6. Que dica pode passar para os iniciantes?

Essa é fácil e curta: Trabalho, estudo, trabalho, estudo, trabalho, estudo. E quando tiver um tempinho… trabalhe mais um pouco e procure estudar ainda mais.

7. O que um iniciante deve fazer?

Quando se está começando é por vezes muito difícil saber o que fazer, quais são os passos que se deve seguir. Também passei por esse problema. Todos passamos. O que eu recomendo é que encontre um mentor. Encontre um blogueiro de créditos formados e siga as recomendações dele. Se ele conseguiu e está disposto a ensinar, então é com ele que deve aprender.

Pessolmente tive 3 mentores, ou melhor segui o blog de 3 grandes blogueiros de sucesso. E foram os artigos, os ensinamentos desses 3 blogueiros que me ensinaram grande parte daquilo que sei hoje. Estou falando de Custódio Fernandes, Fernando Amaral e Paulo Faustino. Ainda hoje sigo atentamente tudo o que é publicado nos seus blogs e claro, aplico todos os seus ensinamentos.

8. O que um iniciante nunca deve fazer?

Muitas pessoas, quando estão iniciando, acreditam em contos de fada. Acreditam que irão ganhar dinheiro rapidamente, que irão ficar ricos, e que para isso não precisam trabalhar muito. Acreditam no slogan que corre a Internet “Ganhar Muito Dinheiro Trabalhando Pouco”.

Esse é o maior erro que os iniciantes cometem. E é isso que leva a que mais de 90% dessa pessoas desistam nos primeiros 3 meses de trabalho.

Outra das coisas que eu acho que um iniciante nunca deve fazer é colocar publicidade em seu blog nos primeiros 3 meses. Esse é um tempo em que não deve pensar em ganhar dinheiro. Nesse tempo o foco deve ser a criação de conteúdos e a captação de emails.

9. Como conseguiu seu primeiro comentário no blog?

Isso se deu de uma forma perfeitamente natural. Eu me foquei sempre na qualidade do conteúdo. E claro, com o trabalho de divulgação, as visitas foram chegando. E claro, com a chegada das visitas, e com um conteúdo de qualidade, os comentários acabam por chegar de forma natural.

Por exemplo, no Sites e Blogs, com pouco mais de 100 artigos, já ultrepassei a barreira dos 1000 comentários. O que para mim é uma excelente marca. Mas há diversas formas de aumentar o número de comentários de um blog.

Primeiro, respondo individualmente a todos os comentários do meus blogs. Isso faz com que os leitores se sintam “especiais” e fiquem com vontade de voltar a comentar em futuros artigos. E claro, um artigo com muitos comentários tem tendência a atrair ainda mais comentadores.

Outras das técnicas é fazer perguntas aos leitores. Essa é uma técnica que muitos blogueiros usam. Acabar os seus artigos com uma pergunta ao leitor e um incentivo ao comentário. Pessoalmente uso essa técnica, como também vario por vezes, começando o artigo com uma pergunta. Começar com uma pergunta cria curiosidade no leitor e leva-o a ler o artigo com maior atenção. E quando o assunto é “polêmico” isso acaba por gerar um bom fluxo de comentários.

10. Qual seu infoproduto/curso?

Neste momento não tenho produto próprio pagos. Eu já tenho alguns produtos grátis (como os ebook colaborativos entre outros). Estou desenvolvendo um produto próprio de alta qualidade. Espero tê-lo pronto em breve. Hoje ganho dinheiro promovendo produtos através de campanhas de afiliados, promovendo plataformas de afiliados e também com adsense em alguns sites.

Considerações Finais

Quero agradecer ao Hugo Costa por atender ao meu convite e trazer para nós aqui no Entrevistas de Sucesso um pouco de sua experiência para que todos possam aprender que o Sucesso é possível. Muito obrigado!

E você, o que achou desta entrevista? Responda nos comentários. 😉

Forte abraço,

Sucesso Sempre

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou? Compartilhe...

Divulgue para os seus amigos!!