Adelson Smania – Blogueiro

Entrevistas de Sucesso - Adelson Smania

Adelson Smania

U m profissional formado na área de Tecnologia da Informação que mantém um blog desde 1997 levando dicas de blog para quem tem blog.

Você pode encontrá-lo nas seguintes redes sociais:

Facebook Twitter Google+
1. Como começou a blogar?

No final de 2008, minha esposa e eu queríamos fazer algo juntos. Decidimos criar um blog onde comentaríamos os seriados de TV que assistíamos, pois era algo que gostávamos de fazer. Foi assim que surgiu o TD Séries, meu primeiro blog.

No entanto, tínhamos diversas dúvidas e grandes dificuldades para conseguirmos fazer tudo o que desejávamos. Eu precisava pesquisar muito até entender como tudo funcionava e conseguir colocar em prática. Por isso, alguns meses depois, criei o Gerenciando Blog para compartilhar com as demais pessoas tudo o que eu estava aprendendo com o TD Séries.

Com o tempo, o Gerenciando Blog tornou-se meu principal blog.

2. Qual foi seu primeiro post? Qual era o assunto?

Após o artigo inaugural, explicando a proposta do Gerenciando Blog, o próximo artigo foi o “Google Webmasters: Mostre-se ao mundo“. Nele, mostrei como utilizar as Ferramentas do Google para Webmasters, que é um recurso muito interessante que o Google oferece até hoje para as pessoas monitorarem diversos aspectos de seu site ou blog.

Foi uma de minhas descobertas mais importantes naquela época e que me mostrou como o Google poderia ser útil para meu trabalho.

3. Qual foi seu maior erro?

Um erro que cometi foi não ter iniciado o meu blog já em um domínio próprio. Tomei essa decisão somente alguns meses depois, o que me fez perder um tempo precioso. Hoje, antes mesmo de colocar um novo blog no ar, a primeira coisa que faço é adquirir um domínio próprio. Custa pouco e traz grandes benefícios ao trabalho.

4. O que aprendeu com ele?

Aprendi que é importante levar a sério cada novo projeto, acreditando em seu futuro. Não comecei em um domínio próprio justamente porque não imaginava que eu conseguiria chegar tão longe com o Gerenciando Blog. Hoje, mais de 3 anos depois, percebo que eu deveria ter acreditado mais e também investido mais nele desde o início.

5. Qual foi seu maior acerto?

Meu grande acerto foi, desde o começo, procurar ser original e diferente dos demais blogs que tratam os mesmos assuntos. Sempre pensei nisso: se o meu artigo for apenas mais um, igual a tantos outros, não haveria porque as pessoas me visitarem ao invés de visitarem os outros artigos. Até hoje, continuo buscando sempre esse diferencial.

6. Que dica pode passar para os iniciantes?

A melhor dica que tenho a dar é: sempre escreva em seu blog artigos originais e de qualidade. Essa é a base para o sucesso. De nada adianta apenas republicar em seu blog o que já foi escrito em outros sites e blogs. E também não adianta escrever por escrever, sem cuidados com o artigo. Os visitantes percebem isso facilmente e logo abandonarão o seu blog.

7. O que um iniciante deve fazer?

Além da dica anterior, ele deve dar atenção máxima aos seus visitantes. Sempre vejo meus visitantes como o meu “capital” mais precioso. Por isso, busco cuidar bem deles. Digo que, se forem bem cuidados, eles voltarão ao meu blog. Assim, é essencial responder seus comentários, retornar os contatos e prestigiar os seus blogs.

Um ótimo exemplo disso é a Samanta Modesto, que já foi entrevistada por você. A interação que ela tem com seus visitantes é fantástica, o que lhe rende ótimos resultados para o seu trabalho.

8. O que um iniciante nunca deve fazer?

O pior que pode ser feito é criar um blog que infrinja direitos autorais. Vejo que muitos continuam insistindo em criar “blogs fáceis”, disponibilizando links para download de filmes e jogos, ou então copiando artigos de outros sites e blogs.

Quando alguém tem a intenção de criar um blog assim, o melhor é desistir da ideia. Além de poder causar problemas legais ao autor, é o tipo de conteúdo que não traz nenhum resultado positivo, nem para o autor, nem para os leitores.

9. Como conseguiu seu primeiro comentário no blog?

Confesso que não me lembrava qual havia sido o primeiro comentário que recebi! Pesquisando, percebi que recebi um comentário em meu primeiro artigo no Gerenciando Blog 3 dias depois que o artigo foi escrito. Acredito que ele tenha vindo de outro blog onde eu mesmo havia comentado.

10. Qual a importância dos comentários em blogs?

Considero os comentários importantíssimos para todo blog. Afinal, a interação dos leitores é justamente um dos itens que diferencia o blog de outros tipos de site. Por isso, faço questão de responder a cada comentário que recebo, mesmo que seja para agradecer o tempo que a pessoa gastou para prestigiar o meu trabalho.

Sempre vejo os comentários como um complemento ao artigo, que o tornam mais rico na medida em que o adicionam opiniões e visões diferentes das minhas.

Faço questão de acompanhar e comentar outros blogs, como forma de criar discussões e gerar relacionamentos com outros blogueiros.

Considerações Finais

Quero deixar meus agradecimentos ao Adelson Smania pela sua disposição em ceder esta entrevista e compartilhar aqui no Entrevistas de Sucesso diversas informações úteis para quem deseja começar a desenvolver um blog ou quem já tem um e quer melhorá-lo. Muito obrigado!

E você, o que achou desta entrevista? Responda nos comentários. 😉

Forte abraço,

Sucesso Sempre

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou? Compartilhe...

Divulgue para os seus amigos!!