5 Dicas Sobre Otimização e Segurança de Blogs e Sites no WordPressUm dos hábitos da maioria dos Profissionais de Sucesso é colocar em prática as informações que aprenderam durante um Curso, Palestra ou Webinário. Mesmo que seja uma simples dica.

Afinal estar sempre atualizado é um dos Caminhos para o Sucesso de qualquer negócio.

Foi pensando nisso que decidi que participaria da maioria dos Webinários que eu pudesse e colocaria em prática as dicas apresentadas durante o evento.

Como você já deve ter percebido, diversos Profissionais de várias áreas de atuação vem produzindo Webinários gratuitos, onde (durante 40 minutos, mais ou menos), dão algumas dicas sobre o curso em questão.

Se voce ficar atento, verá que é possível aprender muita coisa durante esse tempo, além do fato de poder conversar com o produtor do curso ao vivo, e tirar qualquer dúvida relacionada ao tema.

No dia 10/dez/2015, eu participei de um Webinário sobre o Curso de Otimização e Segurança de Blogs e Sites no WordPress.

Nesse Webinário foram passadas diversas dicas importantes no desenvolvimento de blogs e sites. E dessas eu separei 5 essenciais. Veja a seguir:

1º – Verifique o Backup Sempre

Se você faz Backup do seu Blog  no WordPress, é fundamental testar a sua eficácia, fazendo uma recuperação dos dados e tendo certeza que tudo está funcionando perfeitamente bem.

Já pensou se você tiver que recuperar o backup e ele não funcionar, justamente na hora em que você mais precisa?

Em outras palavras: Verifique a eficiência do seu Backup sempre.

Além disso, outro ponto importante para quem trabalha com Blogs e Sites no WordPress são os Plugins e Templates. Peças fundamentais na construção desse ambiente digital.

De uma forma ou de outra você terá que usar algum Plugin ou Template para que seu Blog fique com uma aparência e funcionalidade profissional. E para que isso permaneça assim é muito importante que eles estejam em dia.

2º – Mantenha seus Plugins e Templates Atualizados

Verifique se os Plugins e Templates que você está utilizando estão atualizados e funcionais.

Um dos grandes problemas em Blogs e Sites no WordPress é a utilização de plugins desatualizados, com mais de 1 ou 2 anos sem ver um update. Isso gera uma brecha de segurança muito grave, onde o seu Blog pode se tornar um canal de transmição de vírus e/ou spam. E o que é mais crítico, você nem se dar conta disso.

Portanto, fique atento as últimas atualizações do seus Plugins e Templates, ou você pode ter sérios riscos de segurança.

O que nos leva a terceira dica e que poucos falam.

3º – Fuja dos Plugins e Templates Piratas

Nunca, MAS NUNCA MESMO, adquira Plugins e Templates de terceiros ou Pirateados. Você corre o sério risco de receber um Plugin ou Template hackeado.

Além de tornar o seu blog num emissor de virus, pode dar acesso ao hacker para que ele comprometa a segurança e integridade do servidor compartilhado onde o seu blog está instalado, criando um estrago muito grande para outros usuários daquele mesmo servidor e um prejuízo enorme para você.

Ficou interessado por um Plugin/Template Profissional?

Visite o site do fabricante, verifique a confiabilidade dele, e depois de ter certeza que é uma empresa série e competente, pague o preço justo pelo trabalho que o desenvolvedor teve ao criar essa peça tão importante para o seu blog.

Afinal, ele fez uma ferramenta para te ajudar, e nada mais justo que você pague pelo trabalho dele.

Além disso você recebe garantias e suporte, além das atualizações futuras.

Um dos templates que uso atualmente no meu blog é o Divi da empresa Elegant Themes. Essa empresa tem uma óitma reputação e fornece diversos Templates para deixar seu blog com um visual bonito e extremamente profissional. Aqui está o link caso tenha interesse.

Mas, se você não puder pagar por um Plugin/Template Profissional, procure no próprio site do WordPress pelas versões gratuitas. Aqui está o link do repositório do WordPress. Nesse lugar você encontrará milhares de opções.

Tenha paciência e comece a peneirar. 😉

Ou você pode pegar um super atalho e adquirir o Curso de Otimização e Segurança de Blogs e Sites no WordPress onde aprenderá como configurar e quais são os melhores plugins para backup, otimização e segurança para o seu Blog.

O que nos leva para a quarta dica.

4º – Cuidado com o Excesso de Plugins

Usar Plugins é uma forma muito interessante de aumentar as capacidades do seu blog no WordPress. Desde colocar caixas de captura e conseguir mais Leads para o seu Negócio Online, até melhorar o desempenho com plugins que aceleram a velocidade do seu blog e o faça ter um ótima experiência para o usuário.

No entanto, usar muitos plugins pode gerar um problema mais sério de consumo de recursos e até mesmo conflitos entre eles, fazendo com que você perca o acesso ao seu site e não consiga remover o plugin que causou o problema.

Isso já aconteceu comigo e tive que esperar a ajuda do suporte do serviço de hospedagem para que eles pudessem identificar qual era o plugin problemático e restaurar o acesso ao blog. O que me fez perder 3 dias sem que eu pudesse fazer qualquer coisa. Já que na época eu usava uma hospedagem muito ruim.

Se você for testar algum Plugin, verifique se ele é compatível com a versão do WordPress que você está utilizando e se não gera conflito com outro Plugin que você já tem instalado.

Ao instalar qualquer Plugin, faça um por vez e com muita cautela.

Lembrando sempre dá 1º dica. Backup, Backup, Backup.

Antes de qualquer alteração na estrutura do seu blog, FAÇA BACKUP.

Mas se você quiser ter certeza que os Plugins que você tem instalado ou vai instalar são adequados para o seu Blog, basta clicar aqui e ter acesso ao Curso de Otimização e Segurança de Blogs e Sites no WordPress a melhor forma para você aprender tudo sobre Plugins e Templates no WordPress.

E para saber se realmente está tudo bem, nada melhor do que um serviço que permite testar a velocidade do seu blog.

Com isso chegamos a quinta dica.

5º – Use o Google PageSpeed Insights

O Google PageSpeed Insights é um serviço onde você pode verificar a performance do seu blog e foi um dos assuntos tratados no Webinário.

Usar esse serviço vai trazer uma idéia de como o Google avalia o desempenho do seu blog. Mostrando se é necessário fazer alterações ou se ele está bem otimizado.

Se ele mostrar um sinal vermelho, significa que seu site não está bem otimizado, perdendo posições nas buscas orgânicas, visitas e consequentemente vendas.

Mas, calma, você pode aprender a resolver esse problema ao clicar aqui e ter acesso ao Curso de Otimização e Segurança de Blogs e Sites no WordPress. Nele você vai aprender passo a passo todos os segredos para seu blog ficar Super Otimizado e bem posicionado perante o Google.

Já se o Google PageSpeed mostrar um sinal laranja, significa que já deu uma boa melhorada mas ainda assim precisa ser otimizado.

E novamente, o Curso de Otimização e Segurança de Blogs e Sites no WordPress, é a melhor maneira para você conseguir fazer isso, sem ter que ficar decifrando todos aqueles termos técnicos que o Google adora falar, como compactação de javascript, css, otimização de imagens, etc.

Agora, se o Google PageSpeed mostrar um sinal verde, então você fez um belo trabalho e tem muito mais chances de vencer a concorrência e ter seu site nos primeiros lugares nos resultados de buscas orgânicas. E consequentemente mais vendas. 😀

Lembre-se que hoje em dia o Google dá muito mais importância a sites que tenham um melhor desempenho em velocidade e entregam conteúdo de valor, do que aqueles que são lentos e estão cheios de banners, plugins e templates mal configurados.

Com essas 5 dicas sobre otimização e segurança de blogs e sites no WordPress, você já tem informação suficiente para começar a deixar seu blog/site otimizado.

Além disso, quero deixar mais duas dicas extras voltadas para você aproveitar melhor as oportunidades que surgem no ambiente digital.

Dica Extra 1 – Participe de Webinários

Eles são gratuitos e você pode conversar com os produtores tirando todas as dúvidas sobre o tema.

Além disso, se você por algum motivo perder o Webinário ao vivo, ainda pode ver a reprise que a maioria dos produtores enviam por email

Você não vai poder fazer perguntas, mas pelo menos poderá assistir as dicas que foram passadas e colocá-las em prática.

Hoje em dia os Webinários são a melhor forma de entrar em contato com os produtores e de bônus receber muita informação gratuita.

Mas para isso precisa se cadastrar numa lista. Logo, não deixe de se inscrever aqui na minha newsletter e além de receber um eBook Gratuito com 11 Dicas de Profissionais que já fazem Sucesso Online, ficará por dentro de todos as atualizações do blog e dos Webinários importantes que vou te indicar. Portanto, inscreva-se já na newsletter clicando no link acima e não perca tempo.

E para finalizar.

Dica Extra 2 – Prepare-se

Se você for participar de um Webinário, lembre-se de preparar suas perguntas antecipadamente.

Avalie o tema a ser discutido e levante todas as dúvidas que você tiver. Pode ser que durante o Webinário a maioria seja respondida. Mas caso ainda fique com dúvidas, você terá a oportunidade de resolvê-las diretamente com o palestrante.

O palestrante e os produtores do evento ficarão felizes em poder responder a sua dúvida, principalmente se ela for útil para todo mundo.

Você ganha com publicidade gratuita e sua pergunta respondida, e a audiência – daquele momento – ganha com uma resposta para a dúvida que eles poderiam ter.

Portanto, aproveite bastante os webinários. 😀

E você, já participou de algum Webinário? Já fez alguma otimização no seu blog? Deixe um comentário e me conte como foi.

Forte abraço,

Sucesso Sempre.

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou? Compartilhe...

Divulgue para os seus amigos!!